"Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!"(Jr 48,10).
Warning: mysqli_free_result() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 14
Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 19
Visit. online:
HOME » 1000calunias
Mentira nº 332:
Em 1215 criou-se a confissão.
Nossa Resposta:
Desde o AT é prefigurado o sacramento da confissão( Nm 5,7; Eclo 4,31; Ne 9,2-6) e Jesus o instituiu:
"Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos"(Jo 20,23). Também Tg 5,16.
O Papa Leão Magno, contra os abusos da confissão pública declarou:
"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta." (Dz. 145).
O Concílio de Trento (1545-1563) promulgou:
"Se alguém disser que a Confissão Sacramental não foi instituída ou não é necessária para a salvação, por direito divino, ou disser que o modo de confessar secretamente apenas com o sacerdote, como a Igreja Católica sempre observou desde o princípio e segue observando, é alheio à instituição e mandato de Cristo e é uma intervenção humana, seja excomungado." (Dz. 916).
Para ter os pecados perdoados, todos devem se confessar ao sacerdote, até os bispos e o Papa.
Fica a pergunta: Como os apóstolos poderão cumprir a ordem de Jesus de PERDOAR ou RETER os pecados de alguém, se ninguém lhes confessa esses pecados?
E mais: A Confissão está presente nos escritos dos primeiros cristãos:
"Reuni-vos no dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (celebrai a eucaristia), depois de haverdes confessado vossos pecados, para que vosso sacrifício seja puro."(Didaqué, XIV,1).
"Porém Deus não faz distinção; Ele prometeu sua misericórdia a todos e deu permissão de perdoar a seus sacerdotes, sem uma única exceção." (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 3,10. 370 DC)