"Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!"(Jr 48,10).
Warning: mysqli_free_result() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 14
Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 19
Visit. online:
HOME » cartas
Tradicionalistas ou Modernistas ?
Caro irmão Nilton
gostaria que me falasse um pouco de pessoas que defendem a Tradição da Igreja etc...
Conheci uma comunidade em Goias que defendem de unhas e dentes a Tradição e as Missas Tridentinas mas no meu ponto de vista chega ser uma coisa até doentia isso que fazem tanto que ouvi dizer que as missas tridentinas eram piedosas etc... acreditam que s´o rito de Pio V é válido que o missal de Paulo VI é isso ou aquilo
que não se pode bater palmas na Santa Missa etc...
mas de acordo com o que vi em outros sites católicos não é bem assim que a coisa funciona não desde já agradeço a colaboração e tenha uma boa tarde.
Prezado Luiz,
Esta questão é polêmica sem fim....
Existe uma batalha entre os grupos radicais do tradicionalismo e dos modernistas.
Se colhermos os 'preconceitos' de um dos lados e esquecer os do outro cometemos grande injustiça.
Vejamos:
O Santo Padre em 2007 liberou a celebração da "Missa Tridentina", sem qualquer restrição, sem nenhum pedido de autorização. Qualquer padre pode celebrá-la livremente quando um grupo de fiéis o pedirem: "Que o pároco aceite seus pedidos para a celebração da Santa Missa de acordo ao rito do Missal Romano publicado em 1962".(Moto Proprio - S Pontificum - Ar5 § 1)
Agora eu lhe pergunto: Andando pelas paróquias, onde você encontra uma celebração dessas ?
E vou lhe contar minha experiência pessoal:
Quando foi promulgado este documento, eu fui ao meu pároco para falar do assunto. Ele nem me respondeu e me mandou para o bispo. E eu fui ao bispo que também era presidente da CNBB. Ele desconversou e nem quis falar do assunto.
Agora eu lhe pergunto: Será que é um grupinho aqui e ali que sobrevive apesar de toda rejeição da maioria absoluta do clero que está sendo radical ?
Quero deixar claro que não aprovamos as suas criticas ao Missal de Paulo VI. Como também não apoiamos o 'boicote' dos modernistas ao Missal de São Pio V.
Mas vamos ser sinceros:
Os padres estão realmente celebrando conforme o Missal de Paulo VI e instruções posteriores ?
Infelizmente não, meu caro.
Na maioria das paróquias cada um inventa 'sua própria Missa'.
Abusos condenados no Documento "Redemptionis Sacramento" (Leia-o no nosso site) são cometidos a toda hora. Em muitos lugares você vai assistir a uma missa e não sabe se está num circo... ou num terreiro de Candomblé.... Seria isto o Missal de Paulo VI ?
E a negligência não é só de alguns... é organizada, hierarquizada a nível de CNBB.
Não sei se você sabe, mas o Missal de Paulo VI (usado no Brasil) já foi reformulado há 12 anos (3ª Edição) e até hoje nem sequer saiu das gavetas da CNBB, que é responsável pela sua tradução. Então nós não estamos tendo celebração nem no Missal antigo, nem no novo.
Finalizando, queremos esclarecer que as DUAS formas de celebração (Missal de Pio V e Novo Missal de Paulo VI) são igualmente válidas. O que se espera é que as celebrações sigam uma ou outra forma fielmente e que o padre não invente sua 'própria missa', como vemos escandalosamente de modo generalizado em menor ou maior grau.
E você é livre para participar de um ou de outro modo. Participar daquele que mais o ajuda no crescimento de sua fé.
(Que bom seria se nas paróquias pudéssemos ter essa opção!).