"Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!"(Jr 48,10).
Warning: mysqli_free_result() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 14
Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 19
Visit. online:
HOME » cartas
Evocação e Invocação dos mortos
gostaria de saber, sobre a invocação, li o artigo e gostei muito, sobre o espiritismo e a diferença entre evocação e invocação, e quero saber, porque missas a mortos e porque encaminha-los a um purgatório, não estaríamos invocando-os de uma certa forma ?
agradeço, de todo coração se responderem!
um abraço, paz pra todos!
Prezada Conceição,
Obrigado por visitar nosso site e pela pergunta enviada.
A evocação pede a PRESENÇA do espírito para nos trazer informações do Além. A invocação não pede presença, nem informação alguma. Apenas pede que a alma interceda junto de Deus em nosso favor. Aí a diferença.
Agora as suas dúvidas:
1) Por que missas a mortos?
- A Missa é a perpetuação/atualização do sacrifício redentor de Cristo. É o Calvário tornado presente. É SALVAÇÃO. Por isso não existe nenhuma oração, nenhuma coisa melhor que podemos fazer em favor das almas dos falecidos do que a Missa.
Na Missa é o PRÓPRIO JESUS que se oferece ao Pai pela nossa salvação.
Celebramos missas pelos mortos, pois sabemos que a maioria dos falecidos não está preparada (totalmente purificada) para entrar diretamente no céu, por isso rezamos pelos mortos, para que mais rapidamente possam entrar no céu e a principal oração é a Santa Missa.
2) Por que encaminha-los a um purgatório ?
Nós não encaminhamos ninguém ao purgatório. O purgatório é uma graça a mais, para todos nós, que Deus nos concede. Se Deus não nos desse essa oportunidade de purificação final, praticamente iríamos todos para o inferno, com raríssimas exceções.
3) Não estaríamos invocando-os de uma certa forma ?
Sim. Não existe problema algum em invocar os mortos, pedindo que eles intercedam junto de Deus pelas nossas intenções. O que não podemos fazer é EVOCAR sua presença, para nos revelar os mistérios do além.
Esta curiosidade de saber o que se passa no além não é agradável a Deus e o próprio Jesus não respondeu quando seus discípulos lhe perguntaram se eram muitos ou poucos que se salvavam. Ele simplesmente mandou-os "entrar pela porta estreita", isto é, fazer penitência, carregar sua cruz com dedicação. "Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se salvam? Ele respondeu: Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão."(Lc 13,23-24).