"Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!"(Jr 48,10).
Warning: mysqli_free_result() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 14
Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/dicionar/public_html/online.php on line 19
Visit. online:
HOME » cartas
Papa Francisco
Boa Tarde!
Tenho pesquisado silenciosamente seu site e seus argumentos há quatro anos.
No entanto, de alguns meses pra cá tenho pesquisado pouco, por isso o que lhe perguntarei abaixo, após meus comentários, pode não estar muito preciso:
Tenho notado que você não tem feito comentários sobre o atual papa Francisco.
O atual papa tem se mostrado aberto às iniciativas das igrejas protestantes.
No Brasil, cedeu uma entrevista ao Fantástico (TV Globo) onde falou sobre isso, ou seja, o que interessa a ele é a adorar a Deus e servir o próximo... servir com caridade, com amor. Socorrer os oprimidos. Nesse sentido, o papa disse que a ele não interessa se a comunidade pertence a fé cristã católica ou protestante, ou se trata de um judeu ou islâmico.
Outra notícia do papa ao Brasil que marcou a todos, foi sua iniciativa de entrar numa igreja Assembleia de Deus e orar junto com o pastor de lá.
O papa não tem negado a fé católica; ao contrário, a tem confirmado. Mas trata com muita ternura as demais crenças.
Sr. Nilton, o papa Bento XVI tinha lugar de destaque no seu site já na página inicial (Home).
Já o papa Francisco não aparece.
Você tem sim, demonstrando notável conhecimento bíblico, o que ajuda imensamente a fé do povo católico mediano e muito mal informado - povo sem argumentos e que com assustadora facilidade fica "sem saída" quando confrontado com os evangélicos (ou protestantes). Mas penso que sua maneira de informar não raro é muito violenta... Uma maneira que, ao meu ver, não combina com o jeito do atual papa. Talvez nem com o jeito do papa anterior (Caritas in Veritate).
Penso que as pessoas não gostam muito de palavras ofensivas como pastorecos, igrejolas etc.
v
Claro, por herança direta, a Igreja Católica é a Igreja fundada por Jesus Cristo na Palestina.
As igrejas protestantes surgiram por rivalidades de pessoas (guerra de egos e vaidades, disputas por poder etc.) e por abusos do clero católico. No entanto, penso que o maior legado das igrejas protestantes foi o incentivo à leitura da Bíblia. Na Igreja Católica, até o Concílio Vaticano II, as missas eram em latim, com o sacerdote de costas para a comunidade. Nesse sentido, a intenção deles, dos protestantes, mesmo sem eles perceberem, acabou indo contra eles mesmos. Ou seja, quanto mais o católico ler, mais descobrirá a verdade contida na Igreja Católica que entende a Revelação como Tradição, Bíblia e Magistério.
Puxa vida! Escrevi muito.
Minha pergunta é: você não se simpatiza com o papa Francisco?
Att,
Nicola.
Prezado Nicola,
Obrigado por visitar nosso site e nos enviar suas dúvidas.
Como são muitos os questionamentos, vou relacionar e responder cada um separadamente:
1) "notado que você não tem feito comentários sobre o atual papa Francisco".
- Há um equívoco ou idéia pré-concebida de sua parte. Nós não fizemos comentários sobre nenhum Papa. Ao Papa, sucessor de Pedro, devemos respeito e obediência.
O que fazemos é colocar no site os seus ensinamentos. Se você observou bem, neste curto ministério do Papa Francisco até agora, já estão no nosso site os principais documentos por ele promulgados: "Lumen Fidei" e "Evangelii Gaudium". Proporcionalmente, diríamos que está mais representado no nosso site que qualquer outro Pontífice.
2) "O atual papa tem se mostrado aberto às iniciativas das igrejas protestantes".
a) Em primeiro lugar, não existem "igrejas protestantes". Existe uma Única Igreja de Cristo, santa e católica. Os documentos da Igreja reconhecem como "Igreja" (parte da Igreja de Cristo, Católica) somente as igrejas Orientais que mantêm o sacerdócio válido e os sacramentos, embora não estejam em perfeita comunhão com o Santo Padre. São as Igrejas Ortodoxas.
Às seitas surgidas a partir de Lutero, com a rebelião protestante, a Igreja chama de "comunidades eclesiais", pois tem alguns elementos cristãos, que levaram da Igreja Católica, quando dela se separaram.
Nós não estamos aqui para dar "nossa opinião", nem fazer asseclas. O que escrevemos é baseado nos documentos oficiais da Igreja. Peço-lhe que leia o documento que está no nosso site, denominado
Única Igreja.
, especialmente na sua Quinta questão.
b) Não conheço nenhum pronunciamento do Papa Francisco em favor das "igrejas protestantes". Se tiver conhecimento, por favor me envie.
Você confunde ação pastoral com adesão às doutrinas heréticas. Quando um protestante bate à sua porta, não pense que ele está aderindo à sua fé católica. Ele vem com toda mansidão e sutileza, para arrastá-lo para sua seita. Penso que o Papa, ao visitar os protestantes, também está apenas levando-lhes habilmente a verdade católica, para que possam um dia retornarem à Verdadeira e única Igreja.
3) "servir com caridade, com amor. Socorrer os oprimidos. Nesse sentido, o papa disse que a ele não interessa se a comunidade pertence a fé cristã católica ou protestante, ou se trata de um judeu ou islâmico"
- É evidente que devemos fazer o bem, sem olhar a quem. Mas isto de modo algum diminui nossa obrigação de evangelizar e de levar a todos o conhecimento da Verdade, que liberta. As duas ações devem caminhar juntas, como nos ensina o Magistério Sagrado: "Assim, sucede que alguns, diante da urgência de repartir o pão, são tentados a colocar entre parênteses e a adiar para amanhã a evangelização: primeiro o pão, a palavra mais tarde. É um erro fatal separar as duas coisas, até chegar a opô-las." (Beato João Paulo II,
Libertatis Nuntius, VI,3(Leia mais no nosso site)
4) "Sr. Nilton, o papa Bento XVI tinha lugar de destaque no seu site já na página inicial "
- Para evitar confusões como no seu caso, logo que o Papa renunciou, nós reformulamos o "topo" do site, deixando lá apenas o essencial da mensagem que queríamos transmitir: "A Eucaristia, como Cordeiro de Deus". As demais imagens, se você observar bem tem a mesma conotação: Levar as pessoas ao maior respeito pela Sagrada Liturgia, especialmente pela Santíssima Eucaristia. Não fazemos culto de pessoas.
5) "Penso que as pessoas não gostam muito de palavras ofensivas como pastorecos, igrejolas etc.".
Essas palavras não são ofensivas, mas elogiosas, quando se referem às seitas e seus inventores. As palavras corretas são lobos, falsos, pastores, servos do maligno... e seitas, divisões, obras do diabo. Quanto ao agradar, eu não me preocupo, pois nem Jesus agradou a todos e até Ele usou de palavras mais fortes que as minhas, quando se dirigiu as fariseus, chamando-os de hipócritas, sepulcros caiados...etc.
Enfim, "Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo."(Gl 1,10). Não pregamos para agradar, mas para converter. Quem não quer se converter, evidentemente nos faz oposição e perseguição.
6) "As igrejas protestantes surgiram por rivalidades de pessoas ... e por abusos do clero católico.".
Isto não é bem verdade, mas apenas uma justificativa deles para sua rebeldia. Os reformadores não eram homens piedosos e íntegros, mas ...
Vejamos:
a) Lutero - Blasfemo, mulherengo, beberrão, devasso... Ele tem 'moral' para criticar o clero ? Leia aqui....
b) Henrique VIII - fundador da 'igreja' anglicana - Queria divorciar-se para cassar-se com Ana Bolena. Como o Papa não consentiu, ele rompeu-se com a Igreja Católica e fundou a sua...
Em 1536 o rei manda matar Ana Bolena, acusando-a de adultério e casou-se com Jane Seymor; depois da morte desta, desposou Ana Cléves, com a qual ficou pouco tempo. Divorciando-se desta, uniu-se a uma jovem de 17 anos, Catarina Howard, que também foi considerada leviana e condenada à morte; Já com 50 anos o rei tomou Catarina Parr, como a 6ª ”esposa”.
c) Calvino mandou queimar vivo o médico Miguel Servet, em 27/10/1553, acusado de heresia. E um grupo de 'piedosos' calvinistas mataram e atiraram aos tubarões os jesuítas padre Inácio de Azevedo e seus 39 companheiros, em 15/07/1570, quando vinham evangelizar o Brasil.
E assim por diante... Estude a biografia dos inventores de seitas e verá que buscam os deuses deste mundo: prazer, dinheiro, fama...etc.
7) "Na Igreja Católica, até o Concílio Vaticano II, as missas eram em latim, com o sacerdote de costas para a comunidade."
Esta é uma visão depreciativa, propalada pelos modernistas. Quem viveu no período anterior ao Vaticano II, sabe muito bem que a Missa nunca foi de "costas para o povo", mas voltada para Deus, pois a Missa, como atualização do Sacrifício do Calvário, é oferecida a Deus e não ao povo. Por isso o padre se volta para Deus e o povo juntamente com ele. O padre voltado para o povo foi um erro, que a Igreja reconheceu e corrigiu, determinando que se colocasse sobre o altar um Crucifixo voltado para o celebrante (Confira nas Instruções do Missal Romano - IGMR, no nosso site, itens: 49, 75, 117, etc.
8) "Minha pergunta é: você não se simpatiza com o papa Francisco?"
- Pelo exposto acima, acho que já foi respondida. Herodes simpatizava com João Batista, mas não acolhia sua doutrina, por isso acabou mandando matá-lo. Cada um de nós simpatiza mais com um Papa e menos com outro. Mas o importante é respeitar e obedecer àquele que detém o ministério petrino, pois ele é o "doce Cristo visível na Terra"(Santa Catarina de Sena).
“Ubi Petrus, ibi ecclesia; ubi ecclesia, ibi Christus” – “Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja, está Cristo”(Padres, séc.IV).